Blog do Assú On sexta-feira, 31 de maio de 2013

O QUE É?


Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa católica. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

TAPETES



Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi.
A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores.7 Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição está sendo ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até Colégios (um exemplo é o Colégio Virgo Potens, em Guarulhos-SP, que desde 2009 realiza a confecção junto a materiais diversos e também foco na Sustentabilidade).
Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

EM ASSÚ


É o segundo ano onde menbros da Igreja Católica criam os tapetes de rua. Este ano menbros da RCC e voluntários produziram os tapetes em várias ruas da cidade, onde percorreu o Santíssimo Sacramento.
O tapete que começou da entrada da Igreja indo até a DIRED teve um comprimento de 191m e 40cm.
Início da contução foi por volta das 03:00 da manhã, terminando por volta das 13:00... 10 horas de trabalho.
Confiram todas as fotos.

FOTOS DA EQUIPE CONSTRUINDO























TAPETES PRONTOS










TODOS OS DESENHOS DOS TAPETES











A PROCISSÃO
















Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments