Blog do Assú On quarta-feira, 28 de agosto de 2013

 



A participação dos diversos segmentos da sociedade é fundamental para garantir a gestão democrática e descentralizada dos recursos hídricos da bacia






O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) realizará sexta-feira, 30 de agosto, uma audiência pública com o objetivo de apresentar informações sobre o diagnóstico realizado e, coletar sugestões para o melhor gerenciamento do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do rio Piranhas-Açu. O evento acontecerá no auditório do SEBRAE/Assú às 08 horas.

Esta audiência faz parte de uma série, que acontece com o mesmo objetivo em quatro cidades, sendo duas no vizinho Estado da Paraíba e duas aqui no Rio Grande do Norte. A primeira aconteceu nesta terça-feira (27) na cidade de Cajazeiras/PB, a segunda será nesta quarta-feira (28) em Patos/PB, a terceira será quinta-feira (29) em Caicó e a última em Assú no dia 30.

O evento conta ainda com a participação do Ministério do Meio Ambiente, da Agência Nacional das Águas e da IBI Engenharia Consultiva, empresa responsável pela execução do Plano.

ELEIÇÃO


Na última plenária setorial ocorrida em Currais Novos no último dia 15, o município do Assú, através do secretario adjunto de meio ambiente, Reci Oliveira, foi eleito (representando o poder público municipal) membro titular do comitê, que tem ainda representantes de usuários de água e da sociedade civil. A posse dos eleitos se dará nos dias 25 e 26 de setembro em Caicó, com a finalização das Plenárias Setoriais ocorridas em três cidades da Paraíba e três do Rio Grande do Norte.

O PLANO DE BACIA DO PIRANHAS-AÇU

De acordo com Ivanilson Barros Júnior, Assessor de Comunicação do Centro de Apoio ao CBH PPA, o plano vai traçar um diagnóstico e prognóstico do uso dos recursos hídricos e de ocupação do solo ao longo da Bacia. Segundo o especialista em Recursos Hídricos da ANA, Edgar Machado, “o Plano vai permitir a gestão efetiva e sustentável dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, de modo a garantir o uso múltiplo, racional e sustentável, em qualidade e quantidade, em benefício das gerações presentes e futuras” disse.

O objetivo do Plano é avaliar quais os usos que podem ser dados à água da Bacia. O diagnóstico apontará a disponibilidade hídrica, a quantidade e a qualidade da água. Além de fazer um balanço entre a disponibilidade e demandas futuras dos recursos hídricos, em uma perspectiva quantitativa e qualitativa.

Haverá também a análise de alternativas de crescimento demográfico, evolução das atividades produtivas e de modificações de padrões de ocupação do solo. O Plano trabalhará o cenário futuro, apontando, também, as medidas a serem tomadas, os programas a serem desenvolvidos, os projetos implantados e o atendimento às metas previstas.

FONTE: SEACOM – PMA

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments